Facebook

https://www.facebook.com/biblioteca.folkrocha

sexta-feira, 20 de outubro de 2017



Bom dia!
Visitem à nossa casa do saber é minha , é sua é NOSSA!...
Biblioteca Folk Rocha localizada no Palácio das Artes Praça Castro Alves- Barreiras-Ba.




terça-feira, 22 de agosto de 2017

Palestra sobre Suicídio.


Hoje haverá uma grande Palestra no Centro Cultural de Barreiras sobre um problema que vem assombrando a sociedade em geral...SUICÍDIO.
O tema abordará sobre a conscientização e a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.


Leitor Assíduo!



A leitura nada mais é do que um hábito. Existem livros e conteúdo para os mais variados gostos e, portanto, é praticamente impossível não encontrar algo que desperte interesse.Façam como nosso leitor amigo Sr. Antonio Fábio .
Seja um leitor assíduo  !
Visite à Biblioteca Folk Rocha em novo endereço: Praça Castro Alves S/n Palácio das Artes Barreiras-Bahia.





22 DE AGOSTO DIA DO FOLCLORE



           
   

O QUE FOLCLORE?






              Pode-se definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem às festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


   Mitos e Lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, Saci-Pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos

terça-feira, 9 de maio de 2017

Sugestões

Sugestões para a semana!!

 O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry
 A maior flor do mundo, de José Saramago
 Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
 Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll
 O maravilho mágico de Oz, de Lyman Frank Baum

 Flicts, de Ziraldo

O mais legal é que você pode encontrar todos esses livros no nosso acervo.
Biblioteca Folk Rocha em novo endereço
Praça Castro Alves
( PALÁCIO DAS ARTES)
Visite-nos!!

terça-feira, 25 de abril de 2017

Escola Luzia Gonçalves em visita à Biblioteca

Escola Municipal Luzia Gonçalves de Sousa visita à Biblioteca Municipal Folk Rocha

O universo da leitura precisa ser descoberto desde cedo. Cidadãos mais ligados aos livros é sinal de uma sociedade mais justa e consciente.
 Na tarde de hoje, 25.04 foi o dia das crianças da Escola Municipal Luzia Gonçalves de Sousa,elas realizaram um passeio até a  Biblioteca Municipal Folk Rocha .

Lá foi possível conhecer o acervo ,ouvir lindas histórias e assistir um filme do Sitio do pica-pau amarelo: O bolo de tia Anastácia   .
Com Carmen Diana Pimentel Cassia Santana Sidney Domingues Ana Maria Florentino Laize Praxedes werislan  Marcia Rocha  Elba Lopes.
Confira as fotos.










quinta-feira, 20 de abril de 2017

Você sabe o que é Alienação parental?

A prática de ato de alienação parental fere direito fundamental da criança ou do adolescente de convivência familiar saudável, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda, segundo o art.  da Lei n. 12.318 (confira aqui: http://bit.ly/1IdFD5U).

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Leitura e tour no mundo de Monteiro Lobato.

Colégio Municipal Costa Borges participa de  atividades de leitura em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil  em continuidade à programação da Biblioteca Municipal Folk Rocha.





Dia do Índio!

O povo indígena não é apenas mais um nesse contexto, pois, assim como na História do Brasil, os nossos irmãos índios são protagonistas do novo tempo em que vivemos .
Por tudo isso, rendemos a nossa homenagem especial a esses nossos irmãos índios, nesta data alusiva ao índio brasileiro, mas com a responsabilidade de quem reconhece que com eles aprendemos a viver sempre e melhor.
Parabéns pelo Dia do Índio!

Dia do Exército Brasileiro

No dia 19 de abril comemora-se o dia do exército brasileiro. A data é marcada pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648. Os indivíduos que treinam e lutam para defender os espaços e direitos de um país são os integrantes dessa corporação.

O Brasil possui três forças armadas, responsáveis pela defesa do país, e o exército é uma delas.

No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do exército era o ministério da guerra; entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo ministério do exército. A partir de 1999, criou-se o ministério da defesa, responsável pela defesa nacional, unindo as três forças armadas do país: o exército, a marinha e a aeronáutica.As tropas do exército praticam fortes treinamentos, como preparo para operar em circunstâncias de guerra e de conflitos mais extremos. São responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o exército participa de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Para ingressar no exército do Brasil é necessário participar do alistamento militar, que acontece todos os anos. O serviço militar é obrigatório para os rapazes, que devem se alistar aos dezoito anos de idade. Existem vagas tanto para homens como para mulheres.

Por Jussara de Barros

Dia do Livro Infantil (Monteiro Lobato)

A  Biblioteca Folk Rocha está com uma programação especial para comemorar o Dia do Livro Infantil (18 de abril). A Biblioteca está , ligada à Secretaria de Educação , Cultura, Esporte e Lazer  , preparamos uma série de atividades, peças de teatro com participação da Escola Monteiro Lobato , todas alusivas ao escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882-1948), o grande homenageado nessa dia.
Tivemos como convidados à Creche Municipal Encanto de Criança sob direção da professora Maura Carvalho, Escola Monteiro Lobato, professores e toda equipe pedagógica.
Agradecemos a presença de todos, agradecer o apoio da prefeitura municipal, secretaria de educação  e em especial PARABENIZAR E AGRADECER a toda equipe da Biblioteca Municipal Folk Rocha pelo belíssimo evento!!
Parabéns, equipe!






segunda-feira, 17 de abril de 2017

Nao percam!!

Amanhã, a partir das 9:30h no dia Nacional do livro infantil a Biblioteca Municipal estará fazendo uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato , uma referência às suas obras. Confiram!

Reflexão da noite!


Você sabia?

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dica de leitura de hoje!

Dica de leitura sugerida pelo colaborador e funcionário da Biblioteca Folk Rocha Sidney Domingues

O livro possui uma leitura compreensível, repleta de diálogos e de símbolos da “baianidade”, além de ilustrações belíssimas de Osvaldo Goeldi. Com capítulos bem desenvolvidos, a narrativa nos faz penetrar em um ambiente mítico e lendário, inspirados nos relatos de pessoas repletas de crenças.

Vamos navegar nessa leitura?
Praça Castro Alves  ( PALÁCIO DAS ARTES)
www.bibliotecabarreiras.blogspot.com.br


Síndrome de burnout, você sabe o que é?


A síndrome de burnout na visão médica (por drauziovarella. Com. Br)

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Sintomas

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Com esse pequeno “diagnóstico”, oriundo da página oficial do doutor Dráuzio Varela, podemos concluir que a doença, caracterizada como um acidente de trabalho, surge a partir de uma jornada estressante, desgastante física e emocionalmente, no caso das mulheres expostas a dupla jornada a situação é ainda pior; além disso, os profissionais que tratam com o públicos ou com pessoas, de um modo geral, são os mais afetados (saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais, etc).

Fontes: http://drauziovarella.com.br/letras/b/sindrome-de-burnout/

Vereador em visita à Biblioteca Folk Rocha

Vereador Otoniel Teixeira em visita a Biblioteca Folk Rocha

"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita precisão.
Francis Bacon".

Com Elba Lopes Ana Maria Florentino Marcia Rocha Biblioteca Folk Rocha Vereador Otoniel Teixeira.


sexta-feira, 7 de abril de 2017

Aconteceu em (06.04) na  Biblioteca Folk Rocha , uma exposição de experimentos de física dos alunos da UFOB.
A exposição visa trabalhar a Fisica interativamente em espaços não formais de Educação.
Através do recurso de experimentos, o projeto Ensino de Fisica em Espaços não formais, supervisionado pela profa. Tamila Marques docente de Fisica de UFOB, e estudantes de iniciação cientifica (Allef Nascimento, Nathalia Queiroz, André Cardoso e Thulio Meireles) explorou o espaço da Biblioteca Municipal Folk Rocha (Palácio das artes)para discutir fenômenos fisicos.
Público de diferentes idades e níveis de escolaridade prestigiaram a exposição. Os destaques de discussões foram o ludiao, plano inclinado de Galileu, termoscopio, luneta, Balança Hidrostática, gerador de Van Der Graff. Todos Experimentos realizados com materiais de baixo custo (garrafa pet, latinhas, lampadas). De forma interdisciplinar discutimos ciclo da agua, prevenção de incendios, processos da respiração pulmonar, magnetização, arco iris e muitos outros fenômenos.
Biblioteca em ação!
Público e resultados satisfatórios!





quinta-feira, 6 de abril de 2017

Inscrevam-se!


​Fundação Pedro Calmon abre inscrições para oficina de projetos culturais ​em Bibliotecas

Com objetivo de capacitar profissionais que atuam em bibliotecas públicas estaduais, municipais e comunitárias, e que desenvolvem atividades culturais, a Diretoria de Bibliotecas Públicas, através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, realizará a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.
As inscrições ​- gratuitas e limitadas - ​acontecem de ​de 3 a 7 de abril através do formulário https://goo.gl/forms/PqO2z5eKqpT39BCX2. A confirmação da inscrição será por e-mail. A ação acontece em parceria com o Escritório Bahia Criativa #Incubadora, que integra as ações do Governo para o desenvolvimento da economia criativa.
A oficina será ministrada pela produtora e gestora cultural, Luciana Vasconcelos. Luciana é coordenadora executiva do Escritório Bahia Criativa #Incubadora e membro da Comissão Gerenciadora do FAZCULTURA, além de ter larga experiência em elaboração, avaliação e gestão de projetos culturais.
A oficina tem o propósito de fornecer formação e capacitação para os gestores de bibliotecas a fim de facilitar o acesso a linhas de fomento – como editais públicos e privados, fundos, prêmios, linhas de crédito – junto a instituições financeiras. O foco é na gestão de empreendimentos e projetos criativos.
As aulas acontecerão nos dias 27 e 28 de abril, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, conhecida popularmente como Biblioteca dos Barris – vinculada à Fundação Pedro Calmon/SecultBA.

​Inscrições gratuitas e limitadas. ​

http://www.bibliotecas.ba.gov.br

Dia Internacional do Livro Infantil na Biblioteca Folk Rocha

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL TEM COMEMORAÇÃO ESPECIAL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL FOLK ROCHA

“Olhos brilhando, ouvidos atentos e imaginação nas nuvens”, essas são as características demonstradas pelas crianças que visitaram a Biblioteca Municipal  Folk Rocha no dia de ontem, 03, para participar do evento comemorativo ao Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado oficialmente no dia 02 de abril.
 
A iniciativa das professoras Carmen Diana, Adelma Vilela, da coordenadora da biblioteca Elba Lopes, da bibliotecária Márcia Rocha e toda equipe da biblioteca municipal, que durante todo dia receberam os estudantes e visitantes, que participaram do projeto Amigos do Livro Infantil, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer.
 
O evento literário movimentou o ambiente escolar e social. Visitantes, convidados, professores e centenas de crianças das escolas privadas e rede municipal de ensino, a exemplo da escola Municipal Presidente Médici, fizeram um tour pela biblioteca, conhecendo a exposição de livros infantis e diversos gêneros literários. A dramatização, leitura de história e cuidados com o livro, também fizeram parte da programação, que foi formatada em atividades lúdicas, com orientação de monitores pedagógicos. No espaço ainda foram realizadas atividades com brincadeiras, cantigas, incentivo a poesia e visualização de leitura de poemas infantis nos cartazes fixados pela biblioteca.
 
“Tivemos um dia especial no mundo literário infantil. Recebemos centenas de crianças, que ainda não conheciam uma biblioteca, mas que a partir de hoje estarão frequentando mais esse espaço que aguça a imaginação e ajuda na formação de idéias. Esse foi um momento de contar, escutar e viver as histórias, uma interação entre alunos e professores”, disse Elba Lopes.
 
A Biblioteca Folk Rocha está funcionando diariamente no Palácio das Artes, na Praça Castro Alves.





















Bom dia! Visitem à nossa casa do saber é minha , é sua é NOSSA!... Biblioteca Folk Rocha  localizada no Palácio das Artes Praça Castr...