Facebook

https://www.facebook.com/biblioteca.folkrocha

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dica de leitura de hoje!

Dica de leitura sugerida pelo colaborador e funcionário da Biblioteca Folk Rocha Sidney Domingues

O livro possui uma leitura compreensível, repleta de diálogos e de símbolos da “baianidade”, além de ilustrações belíssimas de Osvaldo Goeldi. Com capítulos bem desenvolvidos, a narrativa nos faz penetrar em um ambiente mítico e lendário, inspirados nos relatos de pessoas repletas de crenças.

Vamos navegar nessa leitura?
Praça Castro Alves  ( PALÁCIO DAS ARTES)
www.bibliotecabarreiras.blogspot.com.br


Síndrome de burnout, você sabe o que é?


A síndrome de burnout na visão médica (por drauziovarella. Com. Br)

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno.

Sintomas

O sintoma típico da síndrome de burnout é a sensação de esgotamento físico e emocional que se reflete em atitudes negativas, como ausências no trabalho, agressividade, isolamento, mudanças bruscas de humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, depressão, pessimismo, baixa autoestima.

Dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, sudorese, palpitação, pressão alta, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gastrintestinais são manifestações físicas que podem estar associadas à síndrome.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta o levantamento da história do paciente e seu envolvimento e realização pessoal no trabalho.

Respostas psicométricas a questionário baseado na Escala Likert também ajudam a estabelecer o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento inclui o uso de antidepressivos e psicoterapia. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também ajudam a controlar os sintomas.

Com esse pequeno “diagnóstico”, oriundo da página oficial do doutor Dráuzio Varela, podemos concluir que a doença, caracterizada como um acidente de trabalho, surge a partir de uma jornada estressante, desgastante física e emocionalmente, no caso das mulheres expostas a dupla jornada a situação é ainda pior; além disso, os profissionais que tratam com o públicos ou com pessoas, de um modo geral, são os mais afetados (saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais, etc).

Fontes: http://drauziovarella.com.br/letras/b/sindrome-de-burnout/

Vereador em visita à Biblioteca Folk Rocha

Vereador Otoniel Teixeira em visita a Biblioteca Folk Rocha

"A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita precisão.
Francis Bacon".

Com Elba Lopes Ana Maria Florentino Marcia Rocha Biblioteca Folk Rocha Vereador Otoniel Teixeira.


Bom dia! Visitem à nossa casa do saber é minha , é sua é NOSSA!... Biblioteca Folk Rocha  localizada no Palácio das Artes Praça Castr...